3-dicas-para-facilitar-qualquer-gerenciamento-de-infraestrutura-de-ti.jpeg

Sincronia de custos entre a AWS e o Atmosfero

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Neste post falaremos sobre a sincronia de custos entre sua conta AWS e o Atmosfero.

A medida em que se utiliza os serviços da Amazon, custos são gerados periodicamente de acordo com o tempo de utilização de cada serviço.
As informações sobre esses custos são oferecidas pela AWS em forma de arquivos de texto (CSV) que geralmente são bem extensos e de difícil compreensão, o que dificulta saber até certo ponto quanto se está gastando pela utilização de determinado serviço.
Para resolver esse problema e te ajudar a entender melhor quando custa cada coisa, o Atmosfero oferece um mecanismo de sincronia dos custos gerados pela suas contas AWS.

Sincroninizando os Custos da AWS

Vistando facilitar a analise e tomada de decisão relacionada a custos, o Atmosfero oferece um mecanismo de sincronia que consolida as informações disponibilizadas pela AWS e as disponibiliza de forma clara e simplificada.
No entando, para se beneficiar desse recurso é necessário realizar uma simples configuração em suas contas da Amazon e do Atmosfero, conforme descrito nos passos abaixo:

 

1. Criando um Bucket no S3

Primeiramente, é necessário criar um Bucket no serviço S3 onde os arquivos de faturamento serão armazenados.

1.1. A partir do menu Serviços (Services) localizado no canto esquerdo superior, acesse o serviço S3;
1.2. Clique em Criar Bucket (Create Bucket) Lembrando que o nome do Bucket deve ser universalmente único. Um exemplo seria: seuNomeUsuario-faturamento.

 

2. Preferências da conta Amazon

Nesse segundo passo, sugiro que abra uma nova aba no navegador, pois precisamento fazer uma outra configuração no Bucket criado no passo anterior.

2.1. Na nova aba, acesse o menu no canto superior direito que leva o nome da sua conta, em seguida acesse o submenu Minha conta (My Account);
2.2. Acesse o menu Preferências
2.3. Marque a opção “Receber relatórios de faturamento” (Receive Billing Reports) e informe ao campo “Salvar no bucket S3” (Save on S3 Bucket) o nome do bucket criado no passo 1.2;
2.4. Ao informar o nome do bucket, clique no link que aparecerá em seguida “exemplo da política” (Policy Sample) e copie todo o conteúdo da modal que é exibida.
2.5. Feito isso, deixe essa aba aberta pois iremos usá-la uma vez mais em seguida;

 

3. Permissões do Bucket

Retorne a aba do navegador utilizada no passo 1 para voltar a tela de cadastros de Buckets do S3.

3.1. Na listagem de buckets existentes, clique sobre o bucket criado para o faturamento e em seguida clique em “Propriedades” (Properties) no canto superior direito da tela;
3.2. Clique no item “Permissões” (Permissions), em seguida clique em “Alterar Politica do Bucket” (Edit Bucket Policy) e cole o conteúdo na modal que esta
em exibição. Feito isso, salve as alterações.

 

4. Verificando permissões

Retorne a aba do navegador utilizada no passo 2 para voltar a tela preferências da conta AWS.

4.1. Clique no botão para verificar as permissões de acesso ao bucket.
4.2. Pronto, você concluiu a configuração de sincronia de custos na sua conta Amazon.

 

5. Informar o nome do Bucket ao Atmosfero

5.1. Acesse sua conta no Atmosfero, acesse o menu de Contas Cloud (Cloud Accounts)
5.2. Caso você já tenha uma conta da AWS previamente cadastrada, clique no botão Editar da mesma e preencha o campo Bucket S3 (S3 Billing Bucket) e informe o nome do bucket cadastrado no passo 1.2.

 

Após essa configuração, será possível acompanhar de forma mais precisa o custo gerado pelo uso dos serviços da Amazon através do seu dashboard, bem como realizar a contratação de planos de suporte para a sua conta Atmosfero.
Tenha em mente que essa configuração é necessária para cada uma de suas contas AWS vinculadas ao Atmosfero.

 

Qualquer dúvida, não exite em perguntar.

Até a próxima.

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *