saiba-como-acertar-na-contratacao-de-uma-consultoria-de-ti.jpeg

Saiba como acertar na contratação de uma consultoria de TI

Com a oferta crescente de produtos e serviços relacionados com a tecnologia, manter uma estrutura que permita à empresa estar atualizada e obter tudo que as ferramentas podem oferecer se torna uma tarefa bastante complicada. Por isso, muitas pequenas e médias empresas estão optando pela contratação de uma consultoria de TI, com profissionais especializados atuando de forma pontual no atendimento das necessidades e garantindo uma melhor governança de TI para a empresa.

Como acontece em qualquer tipo de contratação, no entanto, alguns cuidados são necessários ao escolher um consultor independente. Conheça nesse artigo quais são os principais aspectos que devem ser levados em consideração na hora de contratar uma consultoria.

1. Obrigação entre as partes

Dedicar a atenção devida às questões contratuais é um cuidado que merece um olhar mais apurado. Como em qualquer relação comercial, é imprescindível atentar para os direitos e obrigações entre a empresa contratante e o prestador do serviço.

As questões que devem ser analisadas incluem – mas não se limitam a – descrição clara dos custos envolvidos, objetivos e metas que devem ser alcançados, prazos para obtenção dos resultados, responsabilidade pelas despesas do projeto e, claro, previsão de multas e sanções em caso de descumprimento das cláusulas acordadas.

2. Segurança das informações

É natural que, para realizar o seu trabalho, o consultor receba autorização para acessar informações confidenciais da empresa, incluindo relatórios diversos, login de contas e dados na nuvem. Assim, é essencial a existência de um acordo que garanta à empresa que tudo a que o consultor teve acesso durante o contrato será mantido em estrito sigilo.

É comum que a própria consultoria, preocupada com sua reputação e de seu cliente, se ofereça e tenha como padrão esse acordo de confidencialidade. Isso denota seriedade e comprometimento com os resultados do trabalho.

3. Referência em consultoria de TI

Não basta apenas um currículo para avaliar se um candidato será um bom consultor. Com a alta disponibilidade dos recursos de comunicação, incluindo as redes sociais, buscar detalhes sobre a atuação de um possível contratado é essencial.

A sugestão é fazer procurar empresas que tenham sido atendidas pelo consultor – não apenas as indicadas por ele, obviamente – e fazer contato em busca de informações que recomendem ou não a contratação.

4. Experiência corporativa

Uma característica do consultor que pode ser relevante é a experiência que possui no atendimento a empresas de porte similar. Essa habilidade se traduz em boa comunicação e, especialmente, compreensão do negócio e das rotinas da empresa.

Um consultor experiente, a propósito, saberá ajustar seu comportamento ao perfil da empresa que o está contratando, dispensando os cuidados necessários para a realização de um bom trabalho.

5. Cuidado com valores muito baixos

Assim como em outros ramos de negócio, a consultoria de TI exige investimentos e possui um custo operacional que será embutido no valor pedido pelo consultor. Nesse caso, é importante desconfiar de propostas com valores muito abaixo do que a média do mercado, pois isso pode indicar falta de comprometimento ou baixa qualidade do serviço.

É claro que um consultor em início de carreira e sem referências profissionais relevantes oferecerá um valor mais baixo. Nesse caso, cabe à empresa avaliar a contratação de um consultor menos experiente com um investimento menor, solução que pode ser adequada para projetos de menor complexidade e como forma de obter confiança no consultor para trabalhos de longo prazo.

Nesse artigo, apresentamos cinco dicas para a contratação de uma consultoria de TI para sua empresa. Além desses cuidados, a assessoria de uma empresa especializada ajudará a reduzir a dor de cabeça e efetuar um gerenciamento mais efetivo do negócio. Entre em contato conosco que teremos prazer em apresentar ferramentas que irão auxiliar nesse processo.

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *