Reduzindo custos na AWS

E ai pessoal!

Neste post iremos abordar um assunto de vital importância para quem trabalha na nuvem: como podemos reduzir custo e otimizar tempo na Amazon AWS.

Se você possui hospedagens na Amazon, seja de produtos, sites ou banco de dados, você também deve ter a necessidade de diversos ambientes para os mesmos. Afinal, existem etapas para o seu projeto alcançar o ambiente de produção, tais como as etapas de desenvolvimento, testes e homologação.

Perceba que nas instância, EC2, ao precificar você pode definir o percentual ou total de horas de utilização (dia/semana/mês). Mas será que sempre lembramos de ligar ou desligar as instâncias nos horários certos? Dá um trabalho imenso criar alarmes para lembrar os horários de desligar ou ligar as instâncias; e, quando esquecermos, com certeza a Amazon não esquecerá de cobrar pelo tempo ocioso da instância.

Além do gerenciamento manual das instâncias (que exige um recurso alocado para isso), outra maneira é a utilização de scripts, que podem desligar ou iniciar os ambientes em determinados horários. Os problemas dessa abordagem são: a necessidade de uma instância só para execução dos scripts, talvez até com replicação, e o trabalho de manutenção agregado, já que a qualquer problema implica na interferência manual para consertar ou alterar algum script. E não queremos os ambientes indisponíveis por um erro de script, certo?

Em uma conta simples: vamos supor que o ambiente de desenvolvimento de sua empresa precise estar disponível entre 7:30 e 19:30, 12 horas por dia; em um mês de 30 dias temos em média 21 úteis. Com isso teremos 10,5 dias de real uso, em um mês de 30. No final, essa estratégia resulta em uma economia de 65% no gasto desse servidor. =D

Esqueça ter um estagiário para clicar nos botões de liga e desliga nas horas certas, esqueça manter servidores só para executar scripts de manutenção, esqueça como é se apertar por ter um orçamento apertado com infraestrutura na nuvem. Uma das grandes facilidades do Atmosfero para a redução de custos é o agendamento de funcionamento das suas instâncias.

Com ela você poderá determinar horários para desligar e para ligar suas instâncias sem se preocupar em manter essas rotinas. Basta selecionar uma instância ou um grupo delas e informar um período de recorrência da operação. Experimente 30 dias grátis em qualquer plano e veja o quanto consegue economizar.

Dúvidas? O nosso chat está disponível sempre pra você. Entre em contato e teremos o maior prazer em lhe ajudar a reduzir os seus custos com a sua nuvem.

Até a próxima!

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *