posso-confiar-no-armazenamento-em-nuvens.jpeg

Posso confiar no armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem, ou Cloud Computing, oferece inúmeras vantagens para o uso corporativo, entra as mais óbvias destaca-se a possibilidade de acesso ao seu banco de dados de onde você estiver. No entanto, o que pouca gente sabe é que a segurança da informação é também uma das grandes vantagens dessa modalidade de armazenamento.

No campo da prestação de serviços em banco de dados na nuvem, soluções como Amazon RDS e Azure SQL mostram-se as mais robustas no que se refere a segurança da informação em Cloud Computing. Outras opções são de armazenamento de arquivos, como: Amazon S3 e Azure Storage.

Pesquisas recentes apontam que cerca de 90% das empresas brasileiras de porte médio já implementaram Cloud Computing. Seria razoável que tanta gente aderisse a esse serviço se ele não fosse seguro?

Entenda por que o armazenamento em nuvem é o mais seguro

A maioria dos dispositivos de armazenamento contidos em notebooks e desktops – e até mesmo em alguns servidores – é bastante vulnerável a danos físicos. Isso porque, nesses HD’s (ou hard disks), a informação é gravada em discos magnéticos muito finos que podem ser danificados com relativa facilidade, criando os chamados bad blocks ou setores defeituosos de leitura.

Dados em dispositivos físicos únicos tem sua integridade atrelada ao meio físico do dispositivo em que estão. Dados em nuvem costumam ter replicação física para garantir seu devido acesso e integridade; viabilizando, mesmo assim, a implementação de rotinas de backup e versionamento desses dados pela maioria dos provedores de cloud computing.

Dispositivos como smartphones e tablets, entre outros que armazenam dados em HDD ou SD cards, correm, por sua vez, o risco de serem roubados ou perdidos. Imagine perder dados importantes de uma apresentação ou de projetos que estejam em desenvolvimento por quaisquer desses motivos!

Cloud Computing protege seus dados de invasões

No caso de uma invasão por hackers, o objetivo do invasor seria, em alguns cenários, obter a senha de usuário que daria acesso aos arquivos. Serviços Cloud Computing costumam utilizar verificação de segurança de duas etapas e isso dificulta investidas criminosas na obtenção de informações particulares.

Através desse mecanismo extra, cada novo acesso de um dispositivo diferente só será permitido após a verificação de uma chave rotativa. Essa segunda etapa de segurança consiste em uma segunda senha, gerada por um programa previamente cadastrado e que calcula novos códigos válidos por períodos de tempo pré-determinados, que será mandada para um dispositivo do administrador, via e-mail, ligação, ou sms, e que deverá ser informada durante o novo acesso. Em caso de falha na verificação, o acesso será negado.

Otimize a segurança de seu serviço Cloud Computing

Como se vê, o armazenamento em nuvem mostra-se excelente opção para a proteção de seus arquivos. Uma vez que seja feito o upload automático, eles estarão protegidos tanto de danos físicos quanto de acesso não autorizado.

Apesar de todas essas vantagens inerentes ao serviço, preparamos algumas dicas extras de segurança da informação para o usuário de Cloud Computing.

  • Trabalhe em seus arquivos na nuvem

Os arquivos nos quais você está trabalhando podem ser mais bem protegidos se estiverem na sua pasta cloud computing. Procure manter todos os arquivos e suas versões editadas na pasta em que é feito o upload para a nuvem, dessa maneira, você protegerá seu arquivo principal e suas subsequentes edições.

  • Faça backup de seus dados na própria nuvem

Para obter uma garantia a mais da integridade de seus dados, você poderá configurar uma rotina automática de backups na própria nuvem, eliminando de vez o risco de dano físico que se tem com o uso de hardwares de armazenamento como hard disks(HDD) e flash drives.

  • Considere optar pela autenticação de dois fatores

O roubo de informações online é sempre uma possibilidade onde há vulnerabilidade nos sistemas. Por isso, autenticações comuns de usuário e senhas podem não ser suficientes para garantir toda a segurança de que determinados dados necessitam.

Certificados digitais proveem um segundo fator de autenticação que garantirá a integridade de seus dados, protegendo o acesso de maneira mais sofisticada.

  • Conheça os recursos de segurança do produto contratado

Ao escolher o provedor de cloud computing para sua empresa, é de suma importância que você analise as políticas de usuário e os recursos de proteção aos seus dados que estão inclusos no pacote que você contratou.

Caso sua empresa trabalhe com a infraestrutra na cloud, a plataforma Atmosfero facilita a gestão de tudo que apresentamos e ainda permite operações que os consoles de administração dos fornecedores não oferecem por padrão.

Então, percebeu como o armazenamento em nuvem é a opção mais confiável para a segurança de seus dados? Tem experiência com armazenamento em nuvens? Compartilhe conosco deixando seu comentário no post.

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *