depositphotos_72024039_m2015_1.jpg.jpeg

Gestor de TI: 5 jeitos de garantir o bom desempenho da sua equipe

Atualmente, quase todas as empresas possuem um departamento de TI, área responsável não apenas pela gestão da informação, mas também pelo desenvolvimento de novas soluções para que o negócio se mantenha relevante em um cenário cada vez mais competitivo. Para que tudo isso ocorra, é necessário que a figura do gestor seja colocada em pauta. Ele é o profissional que precisa saber como tirar o máximo não apenas da equipe, mas de cada individuo.

No artigo de hoje, vamos falar para o gestor de TI sobre cinco formas de garantir um bom desempenho de toda a equipe. Vamos lá!

Oportunidades de desenvolvimento

Apesar de uma empresa precisar de funções bem estruturadas para cada um dos seus colaboradores, é importante que novos desafios e responsabilidades sejam direcionados a cada uma daquelas pessoas. Estamos falando de oportunidades de aprendizado e enriquecimento profissional, o que pode ser alcançado através de cursos promovidos pela empresa ou a delegação de novas atividades e funções. Ações como deixam claro que a diretoria confia em seus funcionários e procura estimula-los profissionalmente.

Qualidade de vida

A qualidade de vida de um profissional está diretamente ligada a sua motivação e produtividade no dia a dia de trabalho. Dessa forma, é importante que o gestor identifique dentro do time razões que possam estimular a satisfação daquelas pessoas. Pode-se descobrir isso através de pesquisas ou até mesmo conversas, o importante é entender o que faz aquele funcionário levantar da cama todos os dias.

Uma coisa que pode ser feita é melhorar o clima corporativo através de atividades coletivas. Pense em como passeios ecológicos e atividades esportivas podem melhorar o clima interno, estimulando toda a equipe. O Google é um grande exemplo de empresa de tecnologia que oferece atividades internas para os funcionários, como brinquedos e comida gratuita. Nada disso é visto como gasto, mas como investimento para times cada vez mais eficientes.

Metas

É importante que os colaboradores saibam exatamente qual a sua função dentro daquela estrutura, e uma forma muito eficaz de alcançar isso é através de metas. As metas podem ser tanto coletivas, por meio das quais os times precisam entregar resultados dentro de um prazo determinado, como individuais, em que as atividades de cada colaborador são distribuídas e permite-se praticar o autogerenciamento. Essa última alternativa é muito eficaz, já que estimula todos os membros a entenderem que fazem parte de algo, que vejam o seu papel dentro da estrutura daquela empresa.

Reuniões periódicas

Existe uma cultura de realizar reuniões para discutir assuntos simples, chegando ao ponto de atrapalhar o andamento das atividades – tirando o profissional do seu posto de trabalho. De forma a facilitar a troca de informações, um gestor deve analisar com que periodicidade uma reunião deve ser organizada. Pode ser semanal, a cada quinze dias ou até mesmo mensal. É fundamental que os encontros sejam pontuais e que os envolvidos estejam alinhados com assuntos realmente importantes em pauta.

Encurtar distâncias

Em um ambiente tão dinâmico, é normal que departamentos se distanciem, que o diálogo entre a gerência e a área técnica diminua – em alguns casos podendo chegar a desaparecer completamente. É preciso ficar atento a esse aspecto e manter um canal de comunicação forte e eficiente. Para garantir o bom desempenho de toda a equipe, estimule a interação através de uma ouvidoria ou correio de sugestões (formulários de feedbacks também são boas soluções). O importante é manter um bom ambiente organizacional onde todos os envolvidos possuem voz.

Fazer com que o trabalho de vários profissionais alcance um objetivo com prazos definidos não é uma tarefa muito fácil, são muitas variáveis que podem contribuir para um trabalho aquém do esperado. Agora, com organização todo o trabalho fica mais fácil, não apenas para o gestor, mas para todos os funcionários envolvidos. Lembre-se que um gestor não deve apenas exigir e cobrar, mas guiar todas aquelas pessoas a cumprir com seus deveres e, porque não, ao crescimento de todos como profissionais.

Você é um gestor de TI? O que você usa para garantir um bom desempenho da sua equipe? Conte para nós utilizando os comentários abaixo!

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *