Expectativas para cloud

Expectativas para cloud computing no futuro

Olá surinauta! Bem vindo a mais um post. Hoje vamos falar sobre as expectativas para cloud que sua empresa pode ter em um breve futuro. Para isso, vamos abordar algumas das novidades e surfar em alguns lançamentos dessa área.

Computação sem servidor

Pode parecer loucura quando lido pela primeira vez, computação sem computador? Aplicações sem servidores? Mas com cloud computing isso é possível agora.

A ideia dos provedores de cloud computing é entregar mais serviços para seus clientes e reduzir a carga de trabalho deles. Nesse sentido, o primeiro passo de abstração é retirar a preocupação de hardware dos clientes: IaaS. Em seguida, encapsular detalhes de infraestrutura dos servidores, como sistema operacional e servidor de aplicação: PaaS.

Por fim, os desenvolvedores agora podem se preocupar apenas com funções. Serviços como AWS Lambda, GCP Functions ou Azure Functions permitem que códigos minimalistas (funções) sejam disponibilizadas. Esses serviços permitem que essas funções se comportem como aplicações, acessando serviços web, banco de dados, integrações e sempre com logs e coleta de métricas para melhoria contínua.

Com isso ficou muito mais fácil desenvolver aplicações baseadas em micro serviços. Menos preocupações com segurança e atualizações de ambiente. Apesar de ser uma tecnologia muito nova, é bom ficar de olho pois em breve serverless será uma corrente muito forte. Essa talvez seja a maior das expectativas para cloud.

Containers, Docker e Kubernetes

Como serverless é algo que deve demorar até se firmar como um padrão de mercado, outra tecnologia que apoia o desenvolvimento de micro serviços são containers. A ferramenta mais famosa de conteinerização é o Docker. Com ele é possível utilizar algo similar a máquinas virtuais muito mais simples e leves, liberando recursos computacionais para outras aplicações.

Com o intuito de ter uma ferramenta capaz de orquestrar os containers, criou-se Kubernetes, Docker Swarm e Apache Mesos. Entretanto, como dito no tópico anterior, a missão dos provedores de cloud computing é facilitar cada vez mais o uso de serviços de infraestrutura de TI. Dessa forma, a gestão manual dessas ferramentas se faz desnecessária na cloud.

Serviços de orquestração de container podem ser encontrados como serviço. Criando, gerindo, medindo, escalando e performando seus containers. Alguns exemplos são: Amazon ECS, Amazon EKSGoogle Kubernetes Engine ou Azure Kubernetes Service.

Nuvens híbridas: o melhor dos dois mundos

Se sua empresa é pequena ou uma startup, talvez já tenha nascido na cloud ou seja fácil leva-la para lá. Mas para grandes organizações e empresas que possuem uma TI com sistemas críticos e elevados níveis de SLA, essa tarefa pode não ser tão simples quando já se tem tudo estruturado em data centers tradicionais.

Para que essa transição seja feita de uma maneira menos traumática, uma boa estratégia seja uma migração gradual. Partes da TI podem ser levadas para cloud e a o uso de seu ambiente atual será mantido. Com isso, pode-se ter ganhos dos dois modelos, aproveitando o que de melhor os dois ambientes pode te oferecer.

O uso de um modelo de cloud híbrido pode ser um ponto de equilíbrio entre a manutenção de valores tradicionais e a gestão das expectativas para cloud, em empresas que enfrentam barreiras nesse processo. Se deseja entender melhor os modelos de cloud computing, confira nosso post sobre o assunto: https://blog.atmosfero.com/conheca-aqui-os-modelos-de-cloud-computing-iaas-paas-saas-e-caas/.

Segurança e privacidade: até onde isso ainda é procupante?

Segurança, controle de acessos, permissões, visibilidade de dados, todos são aspectos de preocupação para as áreas de tecnologias. Mas as auditorias externas, os serviços de controles e as maneiras de se coletar dados dão cada vez mais segurança aos clientes.

A verdade é que a cloud é muito visada e sofre constantemente inúmeras tentativas de ataques. Entretanto, os esforços feitos pelos fornecedores são equivalentes e certamente disponibilizam ambientes muito mais seguros do que a grande maioria dos antigos data centers utilizados pelos seus clientes. Fiquem tranquilos, contem com parcerias especializadas e seus ambientes estarão seguros na cloud.

Caso queira saber mais sobre segurança na cloud, confira nosso post sobre o assunto: https://blog.atmosfero.com/camadas-de-seguranca-na-cloud-ferramentas-certas/.

 

Cloud computing ainda tem muitos outros benefícios, como inteligência artificial, análise de dados em massa, custos, elasticidade, alta disponibilidade, abrangência geográfica e etc. Mas nesse post resolvemos abordar apenas esses tópicos por julgarmos serem mais acessíveis aos usuários. Em breve voltaremos com mais benefícios.

Gostou dessas dicas? Quais outras expectativas para cloud você tem? Deixe um comentário!

Para saber mais sobre nossos serviços, acesse: atmosfero.com ou surittec.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *