conheca-aqui-os-modelos-de-cloud-computing-iaas-paas-saas-e-caas.jpeg

Conheça aqui os modelos de cloud computing Iaas, Paas, Saas e Caas

Uma das vantagens do cloud computing é a alta flexibilidade que essa tecnologia possui. Empresas que investem em soluções de computação na nuvem contam com diversos tipos de aplicações, que são definidas, em grande parte, pelos seus modelos de planejamento e infraestrutura. Quer conhecer os quatro principais modelos de cloud computing? Então veja o nosso post de hoje!

IaaS (Infrastructure as a Service)

Sigla que pode ser traduzida como Infraestrutura como um Serviço, o termo IaaS é utilizado para definir um modelo de cloud computing onde o usuário contrata recursos de infraestrutura de TI na cloud, com poder de processamento, capacidade de armazenamento e níveis de serviço definidos de acordo com as necessidades do negócio, deixando de lado detalhes de como o serviço será fisicamente implementado.

Nesse caso, a empresa que irá utilizar o serviço não precisa investir na manutenção e atualização da infraestrutura de TI. Como consequência, o tempo gasto com atividades prioritárias para o negócio aumenta consideravelmente, fazendo com que a empresa possa otimizar a sua prestação de serviços e ampliar as suas receitas facilmente.

PaaS (Platform as a Service)

O PaaS (que pode ser traduzido como Plataforma como Serviço) é um modelo de computação na nuvem que dá ao usuário a capacidade de configurar um ambiente de TI de acordo com as suas necessidades sem ter que contratar, diretamente, um conjunto de servidores. Por exemplo: servidores de aplicação, serviços de banco de dados, armazenamento e roteamento de informações.

Em outras palavras, nesse tipo de serviço, o gestor de TI pode configurar aplicativos e soluções corporativas que a empresa já tenha contratado previamente ou ativar serviços alinhados com os objetivos do negócio. Esse é um tipo de ferramenta utilizado, principalmente, em companhias que atuam na área de desenvolvimento e teste de softwares.

SaaS (Software as a Service)

Também conhecido como Software como Serviço, o SaaS é um tipo de modelo de cloud computing onde um usuário investe no uso, sob demanda, de soluções de software. Elas podem ser acessadas via web ou integradas a um aplicativo desktop/mobile. Esse pode ser considerado um dos modelos de computação na nuvem mais populares do mercado.

O uso do SaaS reduz, consideravelmente, os custos de licenciamento de software a médio e longo prazo. Empresas pagarão apenas pelo número de licenças que estão sendo utilizadas no momento, eliminando gastos com licenças que não estão ativadas. Além disso, gestores podem planejar melhor os seus orçamentos, contratando recursos de acordo com a demanda do negócio. Há uma forte tendência do uso de SaaS para áreas como ERP, CRM e até RH, com a implantação desses serviços na cloud por parte das empresas fornecedoras.

CaaS (Communication as a Service)

Uma comunicação eficiente é fundamental para que qualquer empresa consiga executar os seus projetos com qualidade e ter baixo índice de erros operacionais. Com o CaaS (sigla para Comunicação como Serviços, em tradução livre), empresas podem contratar ferramentas de VoIP, VPNs, PBX e serviços de comunicação unificada corporativa. Tudo sem a necessidade de investir na compra e manutenção de equipamentos de rede.

Por meio de ferramentas de VoIP, os custos com ligações são reduzidos e funcionários passam a ter acesso a serviços de voz corporativos em qualquer dispositivo compatível. Já as VPNs dão segurança para as trocas de dados via rede. Elas criam “tuneis” protegidos por meio de protocolos de segurança que impedem a captura das informações que são enviadas e recebidas por dois equipamentos de rede.

Juntos, os modelos de cloud computing podem ser utilizados em várias empresas. Eles são versáteis e capazes de atender a vários tipos de demanda, otimizando serviços corporativos e aumentando o nível de competitividade do negócio.

Caso sua empresa precise de ajuda nessa mudança para cloud, a Atmosfero pode ajuda-la nessa etapa, com segurança, otimizando seus recursos e a experiência de profissionais qualificados.

E se você gostou do nosso post e quer receber mais novidades sobre cloud computing, siga a gente no Facebook!

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *