conheca-6-tendencias-em-infraestrutura-de-ti.jpeg

Conheça 6 tendências em infraestrutura de TI

Imagine a seguinte rotina: muitos clientes para atender, pressão para resolver problemas e necessidade de estar disponível o tempo inteiro. Parece familiar? Você, consultor de TI, sabe que para dar conta de todas essas atividades com competência, é preciso muito organização e constante atualização sobre as novidades do mercado. Para te ajudar, veja nesse post 6 tendências em infraestrutura de TI que você precisa conhecer!

Investir em infraestrutura de TI te ajuda a ter mais resultados

Os departamentos de TI têm sido cada vez mais solicitados pelas empresas. Os empresários começam a perceber que a tecnologia pode ser uma grande aliada para aumentar produtividade e lucro. Para estar alinhado com os objetivos deste mercado, os profissionais de TI devem se organizar e aprender cada vez mais sobre as novidades da área, para que assim possam auxiliar as empresas em seus objetivos, ganhando cada vez mais clientes.

Confira as tendências do momento em infraestrutura de TI:

1. Aplicações em nuvem

Segundo a empresa de consultoria Gartner, este é o momento ideal para que as empresas comecem a avançar em computação em nuvem, principalmente pela economia que essa mudança pode representar. A maioria das empresas já reconhece isso e possui alguma aplicação em nuvem.

Cada aplicação requer um modelo de nuvem diferente, então as empresas devem gerenciar ambientes cada vez mais variados.

2. Maior investimento em segurança

Aliada à ideia da computação em nuvem, surge a necessidade de se investir cada vez mais em segurança. Por esse motivo, deve crescer a capacitação de funcionários sobre políticas de segurança e aumentar a procura por profissionais de TI especialistas em segurança.

3. Replicação de aplicações críticas

Com o aumento da confiança na computação em nuvem e o entendimento da importância da segurança nos processos, deve aumentar o interesse das empresas em ter suas aplicações replicadas em diferentes locais, evitando a perda completa de informações importantes em caso de acidentes.

4. Gestão de recursos via software

Com ambientes cada vez mais digitais, é provável que um número maior de tecnologias passe a ser gerida através de softwares, gerando mais produtividade e menos perdas. Do mesmo modo, é preciso procurar profissionais para instalar essa rede de gestão e para capacitar funcionários para trabalharem com elas.

5. Aplicativos e objetos inteligentes

Os aplicativos e os objetos inteligentes são outra tendência na área de TI. São programas capazes de realizar funções para facilitar e agilizar processos nas empresas e objetos físicos que podem interagir com pessoas e ambientes que os cercam.

6. Sistemas que conversam entre si

Ao avançarem as aplicações inteligentes, surge a necessidade de se ter sistemas que conversam entre si, para otimizar ainda mais os processos. A tendência é que cada vez mais pontos estejam interconectados e troquem informações entre si, criando novas possibilidades de ação.

É preciso que o consultor de TI esteja sempre atualizado sobre seu mercado e como isso pode ajudá-lo a executar melhor o seu trabalho. As tendências em infraestrutura de TI apresentadas neste post são um exemplo do que merece receber atenção daqui para a frente.

Gostou das dicas? Compartilhe as tendências com outros colegas nas redes sociais!

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *