conheca-5-vantagens-que-uma-gestao-por-computacao-em-nuvem-oferece.jpeg

Conheça 5 vantagens que uma gestão por computação em nuvem oferece

Vista até pouco tempo como uma tendência, a cloud computing é uma realidade cada vez mais abraçada por empresas e pessoas físicas, graças a sua eficiência em transformar trabalhos caros e burocráticos em serviços simples, eficientes e seguros. De uma maneira básica, podemos encará-la como uma forma de acessar recursos de computação, programas e arquivos através de uma rede. Todos aqueles dados não ficam mais localizados no seu computador local, mas em máquinas dedicadas acessadas exclusivamente pela internet. Você consegue imaginar as possibilidades?

No artigo de hoje você vai conhecer cinco vantagens que uma gestão por computação em nuvem oferece. Vantagens que vão desde segurança digital até novas maneiras de trabalhar.

Custos operacionais

Há pouco tempo, se uma empresa precisasse utilizar softwares específicos e robustos como um ERP, era necessário comprar servidores para instala-lo, adquirir licenças e dedicar pessoas especializados para deixar tudo funcionando. Muitas vezes, era preciso comprar máquinas caras para atender apenas um período de pico de processamento durante o ano.

Com a computação em nuvem, paga-se apenas pelo que se utiliza, não muito diferente de um serviço como água e energia elétrica. Ao invés de adquirir hardware, aluga-se o de empresas especializadas, utilizando todo esse poder de processamento através da internet. Não precisou mais? Basta cancelar o serviço.

Home Office

Como estamos falando de uma tecnologia que permite que o parque computacional seja utilizado através da internet, o home office pode ser um bônus para os colaboradores de algumas áreas. Lembre-se, parte da empresa não está mais localizada localmente, mas em servidores de alto desempenho que se encontram outras cidades e até mesmo países. A mesma função que funcionário desempenha na empresa pode ser executada da exata mesma maneira no conforto do seu lar. Se for uma ideia que deseja ser abraçada pela empresa, é uma ótima forma de investir na qualidade de vida dos seus funcionários.

Conexão permanente com os dados

Muitas vezes não conseguimos acessar os dados da nossa empresa, o link pode estar off-line ou o próprio servidor pode estar com problemas de acesso ou em manutenção. Como consequência, arquivos importantes podem ficar inacessíveis e toda a empresa pode ter que esperar que os dados voltem a ficar disponíveis. Com a nuvem isso não acontece, os dados estão sempre online e disponíveis, já que se encontram em um robusto ambiente digital (contando inclusive com backup de links). Se um servidor ficar indisponível, outro, de mesma capacidade, assume o trabalho. Ou seja: os seus dados estarão disponíveis 24/7, sempre ao seu alcance.

SaaS

Conhecido no Brasil como “software como serviço”, o SaaS funciona da seguinte forma: da mesma forma que computadores podem ser utilizados remotamente, softwares vão pelo mesmo caminho. Pense em licenças caras que precisam ser adquiridas (e muitas vezes necessitando de hardware dedicado), agora elas funcionam como serviço, sendo utilizados sempre que a empresa realmente precise.

Aqui, não é mais necessário adquirir novas licenças caso haja atualização no software, o que fica disponível para uso é sempre a última versão do programa. Caso um novo funcionário seja contratado, basta aumentar as assinaturas. Como pode ver, é uma muito mais inteligente e flexível de se trabalhar.

Segurança digital

Quando um notebook corporativo é roubado, todos os dados que estão nele também são perdidos, situação que pode gerar prejuízos muito além do “material” para a empresa. Utilizando a nuvem, esse tipo de problema não acontece. Notebooks e outros dispositivos eletrônicos se transformam em simples máquinas de entrada, não mais de armazenamento, aumentando de forma incrível a segurança desses dados.

Toda essa estrutura é garantida graças a avançados padrões de segurança, como criptografias e outros padrões internacionais de segurança. Claro, há também o uso de backup, onde seus dados estão sempre seguros, mesmo que máquinas pifem e acidentes naturais ocorram dentro da empresa.

Computação em nuvem

A sua empresa faz uso de computação em nuvem? Consegue enumerar os benefícios para o seu negócio? Conte para nós utilizando os comentários abaixo!

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *