como-reduzir-custos-de-ti-com-cloud-computing.jpeg

Como reduzir custos de TI com Cloud computing?

Uma das atividades mais importantes em uma empresa é o cuidado com as finanças. Saber onde e quando investir e calcular despesas pode significar a longevidade de um negócio e seu crescimento no mercado.

Com isso, não é nenhuma surpresa dizer que o investimento em melhores tecnologias de armazenamento de dados, como a computação na nuvem, é um ponto muito importante nesse assunto. Empresas podem reduzir custos com cloud computing.

Quanto mais uma companhia se moderniza e se atualiza sobre as tendências do mercado, melhores são suas chances de permanecer competitiva frente à concorrência. Acompanhe a seguir nosso post e confira como você pode economizar ao migrar para a computação na nuvem!

Baixo investimento inicial

Colocar seus dados para rodarem na nuvem não exige um trabalho complicado nem aquisição de equipamentos. Geralmente, lançar mão de hardwares próprios de TI é caro, complicado de configurar e, por vezes, ineficaz.

Serviços de cloud computing requerem pouco ou nenhum custo de entrada, permitindo o acesso a tecnologias de ponta, armazenamento seguro e melhores meios de comunicação de maneira fácil e acessível.

Redução da necessidade de mão de obra técnica especializada

Uma vez que seus dados e seus sistemas estão seguros no data center do servidor, é necessário apenas contratar e manter uma equipe de TI reduzida para manter funcionando seus dispositivos e redes.

A manutenção do sistema e a disponibilidade dos serviços ficam por conta do provedor da nuvem e, com isso, seus funcionários de TI podem ter a oportunidade de trabalhar em áreas mais estratégicas para o crescimento do negócio e menos na parte puramente operacional.

Apps que otimizam serviços de cloud computing podem programar os momentos quando suas instâncias estarão ativas e organizar melhor os recursos, economizando ainda mais tempo e trabalho da equipe de TI.

Economia com licenças

Gastos excessivos com licenças e renovação anuais de software são eliminados. Em serviços de cloud computing o cliente pode levar a licença já adquirida para a nuvem ou utilizar um servidor onde o preço da licença já esteja inclusa.

Pague somente pelo espaço e o tempo que usar os servidores sem precisar gastar fortunas com programas caros e que podem ser até menos proveitosos do que os recursos oferecidos pela cloud computing.

Corte de gastos com manutenção

Manter um servidor interno rodando sem interrupções e de maneira segura e atualizada necessita de manutenção constante. É preciso gastar tempo e dinheiro com equipes de TI para atualizar o sistema a cada 3 ou 6 meses, além de separar um grande espaço dentro de sua corporação para alocar o servidor. Sem contar no alto preço de equipamentos.

Com a computação na nuvem, a decisão pelo contratante de atualizar o sistema é menos custosa. E você não perde em segurança, já que o provedor contratado possui uma infraestrutura altamente segura para o armazenamento de dados de seus clientes.

A escalabilidade e flexibilidade da cloud computing também ajuda na redução de custos com manutenção. Ao invés de ter que adquirir mais máquinas para se adequar ao crescimento da empresa, basta solicitar ao provedor uma atualização no serviço contratado para ter suas capacidades aumentadas.

Mais mobilidade e menos gastos

A palavra-chave aqui é o BYOD. Aderido por muitas empresas que se beneficiam das oportunidades oferecidas pela computação na nuvem, é a sigla para “Bring Your Own Device”. Ou seja, os funcionários trazem seus próprios dispositivos de casa para trabalhar com os sistemas corporativos, diminuindo assim o gasto com compra de equipamentos.

Além disso, favorece atividades de home office e facilita a comunicação por poder ser acessado de qualquer dispositivo móvel. Com isso, evita-se o gasto com telefone fixo e celular.

Pronto para reduzir custos com cloud computing?

Os benefícios de aderir a computação na nuvem são inúmeros. Além de dar mais agilidade aos processos e mais segurança aos dados da empresa, ajuda a manter um balanço financeiro favorável para a organização.

E você, como pretende reduzir custos com cloud computing em seu negócio? Não deixe de compartilhar esse post em suas redes sociais e discuta a ideia com seus amigos!

Share This:

Um comentário sobre “Como reduzir custos de TI com Cloud computing?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *