Atmosfero Cloud News

Atmosfero cloud news: Amazon Aurora Backtrack, Azure Blockchain Workbench e GCP em nova região

Olá surinauta! Bem vindo ao cloud news.

Hoje vamos falar sobre o que de novo aconteceu no mundo da computação em nuvem durante a última semana. Vale lembrar que focaremos nas novidades mais impactantes de AWS, Azure e GCP. Vamos lá!

 

Amazon Web Services AWS cloud news

Amazon Aurora Backtrack

Primeiramente, AWS anuncia o Amazon Aurora Backtrack: voltar no tempo a execução de comandos SQL. Esta funcionalidade permite que os administradores de banco voltem o estado do cluster Aurora a um determinado momento anterior. Inclusive especificando o segundo desejado.

Mas como funciona? O Backtrack DB cluster deve ser ativado na criação/restauração de um banco, não podendo ser ativado em um banco já criado. Além disso, o custo sobre ele é relativamente pequeno e depende do tempo de restauração que deseja manter disponível, até 72hs. Finalmente, o banco ficará indisponível durante a restauração, derrubando conexões, revertendo transações não efetivadas e deixando o banco em um estado “backtracking”.

Competência em Machine Learning

Para os que gostam de aprendizado de máquina, outra novidade é a criação de uma nova competência em machine learning para parceiros. Confira a descrição da competência e quais parceiros já estão certificados na página https://aws.amazon.com/pt/machine-learning/partner-solutions/.

Nesse sentido, os parceiros AWS com essa competência demonstram que sua organização possui profunda experiência machine learning na AWS. Dessa forma, são capazes de entregar as soluções que sua organização necessita sem problemas, no ambiente de nuvem da AWS.

Será isso o indício de uma possível certificação em breve? É provável, então fiquemos de olho!

Global Serverless experts

Por fim, o Reddit tem uma thread que permite que os serverless developers conversarem diretamente com os AWS experts. Por mais que não seja um fórum da própria Amazon, eles parecem responder às perguntas com um SLA muito bom, tempos curtos para respostas e comentários bem completos. Por isso aproveitem e tirem suas dúvidas em: https://www.reddit.com/r/aws/comments/8i6kgx/we_are_the_aws_global_serverless_team_ask_the/

 

Microsoft Azure cloud news

Azure Blockchain Workbench

Blockchain pode ser uma tecnologia complexa de se entender e mais ainda para se implementar. Com isso, Azure apresenta um maneira simples de criar sua própria rede blockchain em sua infraestrutura.

O serviço se integra a outros, como: Active Directory, Key Vault, Microsoft Flow e Logic Apps, e está disponível no Azure Marketplace.

Functions melhoradas

Várias mudanças foram feitas no serviço Functions. Primordialmente, uma área que a Azure buscou melhorar foi a produtividade do desenvolvimento pelos codificadores, além de escalabilidade e segurança:

  1. Funções duráveis em GA: é possível manter o estado e utilizar funções stateful entre chamadas, mantendo valores e estados.
  2. Melhoria do monitoramento: a integração com Application Insights foi melhorada para permitir um melhor monitoramento das funções pelos desenvolvedores.
  3. Diagnósticos de health check: o App Service Diagnostics permite resolver problemas de execução das funções, analisando a saúde da execução e permitindo diagnósticos mais fáceis.

Azure CDN

As transformações recentes da Microsoft criaram diversos produtos em nuvem: Office 365, Skyope, OneDrive… A fim de continuar esse processo, o serviço próprio de distribuição de conteúdo (Content Distribution Network) acaba de ser lançado. Assim, os usuários Azure podem ter seus dados distribuídos com baixa latência por várias regiões do globo.

O serviço roda sobre a Microsoft’s Global Network, armazenando caches regionais em edge point of presence (POP). Com isso, esse serviço se mostra uma alternativa a provedores como Verizon e Akamai.

Shared Image Gallery

Em fevereiro de 2017, a Azure lançou um serviço que facilita o gerenciamento, provisionamento e backup de discos de VM. Em conclusão a este serviço, ela lança uma maneira fácil de compartilhar as imagens geradas, permitindo versionamento e distribuição em diferentes regiões.

 

Google Cloud Platform GCP cloud news

Nova região GCP

Apesar de ser muito cedo para afirmar que a GCP tem uma nova região, está previsto para no primeiro semestre de 2019 uma nova em Zürich, Suíça. Esta será a sexta região européia e a vigésima no mundo para nuvem da Google.

Cloud Memorystore para Redis

Durante a Redisconf 2018, em São Francisco, a GCP anunciou o beta público do serviço de banco de dados em memória compatível com Redis. O serviço gerenciado pela Google é altamente escalável, seguro e disponível.

A versão do Redis desse lançamento é a 3.2.11, com tamanho máximo de 300GB por instância. O controle de acesso é gerenciado pelo IAM e o monitoramento pode ser feito pelo Stackdrive.

 

Gostou de algum desses serviços em especial? Já utilizou e tem uma opinião a compartilhar? Deixe seu comentário e compartilhe conosco.

Não perca nenhuma novidade, fique por dentro com nosso blog em https://blog.atmosfero.com/tag/cloud-news/.

Essa semana é só, até a próxima! Para saber mais sobre nossos serviços, acesse: atmosfero.com ou surittec.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *