backup-na-nuvem-urgencia-ou-opcao.jpeg

Backup na nuvem: urgência ou opção?

A nuvem é certamente uma das grandes tendências do mercado de tecnologia e informática. Afinal, o cloud computing, ou computação em nuvem, faz promessas tentadoras. Por exemplo: trazer mais rapidez e segurança às informações, proporcionar o acesso remoto aos dados, programas e serviços, além do suporte à backup na nuvem.

Entre as soluções trazidas por essa tecnologia, o backup é certamente uma das mais interessantes para usuários de qualquer nível de expertise, seja para uso doméstico ou empresarial. Neste artigo, vamos apresentar as principais vantagens de realizar o backup na nuvem. Confira!

Baixo Custo

Um dos principais motivos pelos quais o armazenamento em nuvem é atraente é o baixo custo. Não somente o custo com mídias físicas de armazenamento, mas também o serviço para garantir a disponibilidade, a replicação e a segurança das informações. Falhas de discos, desastres em data centers, invasões, redundância de dados, todos devem ser evitados, mas implementar políticas para isso implica em gastos para a empresa.

Na nuvem, o provedor do serviço tem essas políticas implementadas e garante a entrega a todos os clientes. Por isso, o backup na nuvem permite que os gestores, empresários ou gerentes de TI reduzam os custos operacionais e de compra de servidores. Uma alternativa viável, confiável e de baixo custo para todos os tipos de empresas.

Segurança

Como citado, outra grande vantagem dessa modalidade é a segurança dos dados. Todas as suas informações ficam armazenadas em um data center, que possui diversas configurações de segurança para garantir o devido acesso autorizado aos dados.

O uso de firewalls, sub-redes, criptografia e credenciais de acesso serão implementados apenas em um ponto: o sistema do fornecedor. Todos os clientes poderão usufruir desse serviço sem se preocupar com a implementação dos mesmos dentro de suas infraestruturas.

Alta Disponibilidade

Existem diversas práticas e estratégias para manter a integridade das informações. Por exemplo, os backups podem ser armazenados em vários servidores — inclusíve espalhados por regiões físicas do globo — para garantir que sempre sejam acessíveis por quem tenha permissão.

A gestão da duplicidade e do sincronismo dos dados serão implementados de maneira transparente. Políticas que podem, inclusive, agilizar o acesso ao backup por diferentes regiões no mundo.

Flexibilidade

Os serviços em nuvem trazem outra grande vantagem: são adaptáveis a qualquer tipo de demanda. Pequenas, médias e grandes empresas encontrarão planos de serviços capazes de atender às suas necessidades e podem sempre rever o serviço e aumentar a capacidade da nuvem, sem que seja necessário investir em espaço físico.

A nuvem é uma solução muito recomendada para empresas de todos os portes. Especialmente por se adaptar às necessidades de cada cliente e possuir um custo proporcional à quantidade de serviços contratados.

Mobilidade

Outro aspecto que torna o backup em nuvem uma opção interessante é a possibilidade de acessar arquivos e serviços de forma remota, com segurança e praticidade. Essa vantagem é especialmente interessante para empresas que possuem colaboradores trabalhando de forma remota, em casa ou em viagens de trabalho, pois centraliza os dados e documentos necessários em um só lugar.

Desvantagens

Embora o backup em nuvem tenha muitas vantagens, um ponto fraco é depender de excelente conexão de rede — muitas vezes indisponível na região. Principalmente se o arquivo de backup for muito grande, essa tarefa pode se tornar bem demorada.

Outro problema pode ser escolher mal o provedor onde armazenará os dados. Tenha em mente que suas informações estarão com ele. Grandes fornecedores possuem certificados e garantias acerca de todos os pontos que descamos neste artigo. Lembre deles antes de contratar ou peça ajuda a Atmosfero e tenha uma ida tranquila para a computação em nuvem.

Gostou dessas dicas? Tem outras dúvidas sobre o backup na nuvem? Deixe um comentário!

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *