3-dicas-para-facilitar-qualquer-gerenciamento-de-infraestrutura-de-ti.jpeg

3 dicas para facilitar qualquer gerenciamento de infraestrutura de TI

O mau gerenciamento da infraestrutura de TI pode ocasionar falhas operacionais que prejudicam o desempenho da empresa. Cerca de 75% do que é gasto em TI no mundo, segundo análise da Forrester Consulting, vai para solução destes problemas que poderiam ser evitados com monitoramento proativo. Departamentos gastam mais de um terço do seu tempo apenas analisando um problema, outro gargalo que reduz a eficiência da tecnologia implementada.

Os maiores desafios na administração da infraestrutura de TI são financeiros. Reduzir custos mantendo downtimes mínimos para os usuários exige domínio sobre seu parque tecnológico. Para extrair o máximo dos recursos de infra, precisa-se de monitoramento ativo das interações e um bocado de criatividade. Confira três dicas de como melhorar a eficiência no gerenciamento de TI!

1. Monitore a infraestrutura de TI para otimizar recursos

Monitorar sua TI é o primeiro passo para garantir eficiência na gestão. Softwares de monitoramento remoto baseados na nuvem são uma solução atraente, por exigirem investimentos mais baixos que as alternativas locais, enquanto multiplicam seus resultados. É possível ter uma dimensão melhor do parque tecnológico, recursos disponíveis (alocados ou não) e funcionamento de cada solução utilizada pela equipe em tempo real.

A ideia de que sua TI só pode funcionar melhor a partir da aquisição de novos equipamentos será deixada para trás em pouco tempo. Além de administrar a performance das ferramentas atuais, estes softwares vão evidenciar o desperdício de recursos e orientar cortes.

2. Reduza downtimes em manutenções e chamados de suporte

Quando o departamento de TI realiza manutenções rotineiras precisa pedir aos usuários que abandonem suas atividades? Isso é um sinal de que a empresa está perdendo dinheiro.

Implementar monitoramento, atualização e suporte remotos com ferramentas de gerenciamento é simples e tem efeito direto na produtividade dos colaboradores. Sem enfrentar períodos offline sua equipe trabalha de forma constante na geração de resultados.

Interrupções matam a produtividade e afetam não só a tarefa que foi deixada para trás. Ao ser impedido um colaborador leva mais tempo para se concentrar novamente e o resultado de várias interrupções não é bom para o fluxo de caixa.

3. Escolha um software de monitoramento robusto

Gerenciadores eficientes como o da Atmosfero permitem maior controle da infraestrutura de TI mesmo na nuvem. Agende backups, organize os horários de funcionamento e aloque recursos de acordo com as necessidades de cada projeto. Controle tudo através de um dashboard intuitivo e acessível de qualquer lugar. A ferramenta reduz em até 40% os custos com o fornecedor de serviço em nuvem.

Administrar Amazon Web Services de forma unificada, dá ao departamento de TI maior controle sobre todas as informações e processos em cloud computing. Com recursos de auditoria e monitoramento proativo, a ferramenta é um robusto vigilante. Conectando-se a nuvem com segurança, elimina tarefas repetitivas e desativa os recursos em horários não utilizados, reduzindo gastos e errros por intervenções manuais.

Gerenciar a infraestrutura de TI com auxílio de software de monitoramento é o que garante melhores resultados para sua empresa, reduzindo custos e proporcionando o ambiente ideal para que seus colaboradores sejam produtivos. Gostou das dicas? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários.

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *